sexta-feira, 10 de junho de 2011

Um homem além da sua época.

Na cidade de Shewsburry, Inglaterra, no século XIX, nascia um pequeno colecionador de besouros que sempre esteve além de sua época. A personalidade que desta vez pomos destaque é Charles Darwin, o naturalista que a Bordo do Beagle fez diversas pesquisas deixando um legado, ao lado do fílósofo e naturalista britânico Russel Wallace , que perdura até nos dias de hoje gerando centenas de pesquisas e discussões,  A Teoria da Evolução  .

Falarmos deste inglês que foi um dos maiores cientistas da sua época e até hoje visto como um grande influenciador  do campo biológico é de tamanha importância, considerando-o um inovador, tenda em vista os rumos que a ciência havia tomado. Um homem além do seu tempo, que buscou concretizar suas pesquisas, na medida do possível,  a partir do contato com todos os materiais que existem das vidas das espécies visando levantar  vôos maiores que já haviam sido feito até a sua época. Há um forte papel da igreja, neste contexto, pois as pesquisas desembocaram em um tema delicado para a sua doutrina. Theodosius Dobzhansky
 completaria dizendo: '' Que nada em biologia faz sentido a não ser sob a luz da evolução'' desta forma o geneticista e biólogo evolutivo sintetiza todo o impacto que a obra de Darwin causou. 


Charles Darwin sempre demonstrou sua paixão pela natureza, durante o curso de medicina, carreira que seu pai e avó haviam seguido, se decepcionou e após saber que teria que realizar uma operação em um paciente sem anestesia descobriu que de fato não se daria bem nesta área do conhecimento. Seu pai havia lhe deixado muitas propriedades a ponto de não precisar trabalhar para se sustentar e ainda havia lhe aconselhado a se dedicar aos estudos oferecidos pelo Igreja Anglicana, porém, ainda assim não ficou feliz com o que aprendeu . Contava que nos ensinamentos da igreja destacavam que a Terra teria sido criada às 9h do dia 23 de outubro de 4004 a.C. e que nos seis dias seguidos dessa data todas as espécies que existem no mundo teriam sido criadas, unicamente, gerando assim uma singularidade. Mais adiante, seu professor, J.S. Henslow o recomendou para a tripulação do Beagle onde durante cinco anos recolheu materiais que contribuíram na sua pesquisa. Quando voltou. em 1836 estava convencido que as espécies animais sofrem mudanças, mas não sabia esclarecer sua opinião com uma certa exatidão. Passaram- se alguns anos e Darwin foi amadurecendo as suas pesquisas, até chegar a sua principal obra '' Sobre a origem das espécies por meio da Seleção Natural ''  que foi publicada vinte anos após a sua viagem. Mesmo tendo todo o cuidado para dizer ''evolução'' de nada adiantou pois suas teorias abalaram várias doutrinas cristãs, principalmente no que diz respeito ao Criacionismo. A partir de então surgiram anos de combates ferozes com personalidades do meio científico e religioso da época. Para citar alguns:Richard Owen , Samuel Wiberforce , Edmund Gosse entre outros.


'' Charles Darwin deixou uma obra extensa. Guardava em seu escritório frascos com amostras de várias espécies animais e vegetais. e apesar da igreja  fazer campanhas severas contra as suas idéias, permitiu que, após sua morte  em 19 de abril de 1872,  fosse enterrado na abadia de Westminster, ao lado de Isaac Newton. Esse fato fez com que, um tempo depois do enterro, seu filho fizesse um comentário: “Você pode imaginar que conversas deliciosas o pai e Sir Isaac terão à noite, depois que a abadia fechar e tudo ficar quieto?”  ''


Trecho retirado do site http://www.pucsp.br






2 comentários:

  1. Dadas estas últimas postagens, vou deixar aqui uma dica de leitura que pode render um bocado: o capítulo "o maior sucesso de Poe" (é o Edgard Allan Poe da literatura, sim), que está no livro "Dinossauro no palheiro", do biólogo Stephen J. Gould, conhecido por ser mais um (apaixonado) divulgador das ideias darwinianas do que um cientista estrito senso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado professora, vamos dar uma olhada nisso!!!

    ResponderExcluir