terça-feira, 28 de junho de 2011

A Arte das Musas casada com as Ciências

Música, do grego, significa ‘Arte das Musas’ e as Musas, por sua vez, são entidades mitológicas que tinham a capacidade de inspirar criações artísticas.  Suas Artes englobavam a Poesia, a Dança e a Música. Deste nome surgiu a palavra MUSEU que seria um lugar destinado para os estudos de ciência, letras e artes.
Embora estas definições sejam reflexos da cultura helênica na cultura ocidental constatamos até hoje este casamento que muito deu certo. Há vários artigos espalhados pela internet que relacionam a ciência com a música e as relações profundas que encontramos nelas. Segundo muitos estudiosos a música tem uma base física importante. Na sua história podemos observar que ela sempre foi a arte mais relacionada com a física e matemática. Na idade média tornou-se disciplina estando ao lado da aritmética, geometria e astronomia completando o quadrivium. Esta arte ainda tem medidas precisas tendo, mais uma vez, uma aproximação muito grande com as ciências mais precisamente com a física. Os avanços em ambas, de acordo com o contexto histórico inseridas, são visíveis e pode-se criar uma certa dependência. Platão diria no seu diálogo Tireu, onde o filósofo apresenta a sua cosmologia, que há uma harmonia musical no cosmo.  A construção de instrumentos musicais exige conhecimentos físicos e tecnológicos da matéria. Os avanços nos meios de comunicação também possibilitaram a audácia e surgimento de novos aparelhos que servem para executar sons. Exemplos têm de monte, selecionamos alguns para ilustrar este matrimônio. Podemos começar pelo Barroco Vivaldi, que compôs grandes obras, com dezenas de concertos que até hoje são aclamados. Nascido no século XVII, Antonio Vivaldi foi padre ruivo e louco. Louco porque muitos o viam assim, há histórias que dizem que em muitas ocasiões estava realizando sua homilia e parava de repente porque havia tido uma idéia para uma nova composição, corria até a sacristia escrevia sobra ela e voltava como se nada tivesse acontecido. A sua sorte que não foi queimado pela Santa Inquisição por ser MÚSICO e esta ‘atividade’ era sinônimo de loucura. Na Bahia, mais ou menos na década de 60, surgiu o trio elétrico com influências do carnaval pernambucano e carioca. Vendo o agito do carnaval Osmar e Dodô adaptaram em um violão uma bateria de carro, gerando assim um protótipo da guitarra elétrica. Formando assim o Duo elétrico que mais tarde foi completada por Armandinho gerando o Trio Elétrico.

Antonio Vivaldi 1678-1741





E no Brasil...


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